Vírus que sequestra dados

Um dos meus computadores foi infectado por um vírus que criptografa os arquivos e altera a extensão dos mesmos para .OMG. O computador possui instalado o antivírus Kaspersky mas aparentemente ele não identificou o ataque. Fui informado que esse tipo de ataque é bem recente e que ainda não há solução. O que eu posso fazer?

Patrick – Vitória (via Internet)

Olá Patrick. Realmente este ataque é novo (mas não tão novo assim).

Este vírus é da classe dos ransomware (criptografam os dados e pedem um resgate para a entrega da senha).

A solução para o problema é a volta dos backups atualizados dos dados onde estes não estão criptografados. Se você não possui backups dos dados infelizmente não tem muita coisa o que fazer a não ser pagar o valor (se os dados forem realmente importantes).

A quebra deste tipo de criptografia é improvável e pode levar anos.

(GS)

Gilberto Sudre

Professor e Pesquisador da FAESA – Centro Universitário e IFES - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES. Coordenador do Laboratório de Pesquisa em Segurança da Informação e Perícia Computacional Forense - LABSEG. Perito e Assistente Técnico em Computação Forense. Instrutor da Academia de Polícia do ES na área de Computação Forense. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. Membro da HTCIA - High Technology Crime Investigation Association. Liderança do Singularity University - Vitória Chapter. Membro fundador do DC5527, grupo local da Conferência Internacional de Segurança da Informação DEF CON. Articulista do Jornal A Gazeta. Autor do Blog Conexão Digital. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN e TV Gazeta. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet, Processo Judicial Eletrônico e Tratado de Computação Forense.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.