Você sabe a diferença entre o MP3, MP4, MP5 e até o MP10?

Os fabricantes não param de inovar. A cada dia temos novos equipamentos com características diferentes. Um bom exemplo disto são os dispositivos de reprodução de música como o MP3. Hoje temos vários tipos dispositivos e modelos que vão do MP3 ao MP10. E você, sabe diferenciá-los?

Pois então vamos acabar de vez com esta confusão.

O MP3 é um aparelho já conhecido. Sua função é a de reproduzir arquivos de músicas no formato digital de mesmo nome. Alguns também incluem funções de Pen-Drive, gravador de áudio e rádio FM.

O MP4 é uma evolução do modelo anterior que inclui a reprodução de arquivos de vídeo no formato MPEG-4 ou abreviadamente MP4. Alguns modelos também podem exibir outros formatos de vídeo como WMV ou AVI.

Apesar de não termos nenhum arquivo digital do tipo MP5 os fabricantes utilizaram esta sigla para diferenciar seus produtos. Estes dispositivos fazem tudo que o MP4 faz e também servem como câmera digital, webcam, filmadora e também são jogos eletrônicos.

Os MP6 são equipamentos MP5 que também funcionam como celular com recursos como acesso a Internet e a comunicação sem fio via Bluetooth ou Wifi. Um bom exemplo de um equipamento MP6 é o iPhone da Apple.

A sigla MP7 foi utilizada para indicar que temos novas funções no dispositivo. Assim o MP7 nada mais é do que um MP6 com a função de recepção de TV convencional.

Finalmente os equipamentos MP8, MP9 e MP10. Agora temos uma verdadeira confusão. Para estes dispositivos não existe um padrão seguido pelos fabricantes. Assim cada um opta por características que acha mais interessante e nem sempre iguais. Estas diferenças podem ser o Sistema Operacional utilizado, possuir ou não tela sensível ao toque (Touch Screen), GPS ou a compatibilidade com a TV digital.

Na hora da compra você deve analisar com cuidado a configuração dos equipamentos para escolher aquele que melhor atenda a suas necessidades.

Confusão desfeita agora é hora de aproveitar estas novidades para se divertir.

Gilberto Sudré

Gilberto Sudre

Professor e Pesquisador da FAESA – Centro Universitário e IFES - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES. Coordenador do Laboratório de Pesquisa em Segurança da Informação e Perícia Computacional Forense - LABSEG. Perito e Assistente Técnico em Computação Forense. Instrutor da Academia de Polícia do ES na área de Computação Forense. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. Membro da HTCIA - High Technology Crime Investigation Association. Liderança do Singularity University - Vitória Chapter. Membro fundador do DC5527, grupo local da Conferência Internacional de Segurança da Informação DEF CON. Articulista do Jornal A Gazeta. Autor do Blog Conexão Digital. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN e TV Gazeta. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet, Processo Judicial Eletrônico e Tratado de Computação Forense.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

4 Comentários

  1. Eliézer Soares

    Gostei SUdré, leio sepre que posso suas dicas e artigos!

    • Olá Eliézer. Muito obrigado pelo comentário. Fico muito feliz que as dicas estão sendo úteis. Estou a disposição. Um forte abraço.

  2. Claudio Teixeira

    Prezado Gilberto,

    agradeço pelas dicas sempre úteis disponíveis no site.

    Gostaria, desta vez, de saber se vc indica algum programa para reprodução de arquivos em MP4 e se há disponibilidade de programa confiável em algum site na internet.

    Agurado a resposta.

    Obrigado pela atenção.

    Claudio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.